Vamos conversar

(16) 3916-9494
(16) 99743-0410

Localização

Av. Senador Cesar Vergueiro, 480 - sala 24
Ribeirão Preto - SP

Entenda a Consignação em Pagamento Extrajudicial segundo o Novo Código de Processo Civil   Em nosso escritório de advocacia, entendemos a importância da consignação em pagamento extrajudicial conforme o novo Código de Processo Civil. Esse procedimento especial, embora mantenha algumas similaridades com o procedimento comum, apresenta diferenças significativas que devem ser compreendidas. A consignação em pagamento extrajudicial é uma opção para o devedor ou um terceiro depositarem a quantia devida em um estabelecimento bancário oficial ou privado, quando não há um estabelecimento oficial disponível na cidade. Esse procedimento pode ser utilizado para o pagamento de quantias em dinheiro, inclusive aluguéis e seus encargos. A comunicação do depósito ao credor é realizada por meio de carta com aviso de recebimento, concedendo-lhe um prazo de 10 dias para manifestar sua recusa por escrito. O depósito deve ser feito no banco localizado no lugar do pagamento, e a comunicação e a recusa devem ser dirigidas ao próprio banco. Após o prazo de manifestação de recusa, se o credor não se opuser ao pagamento, o devedor fica liberado da obrigação, e o comprovante de depósito serve como prova de quitação. O valor depositado fica à disposição do credor, que pode retirá-lo a qualquer momento. Caso o credor recuse o pagamento, o devedor tem um prazo de 1 mês para ingressar com a ação de consignação judicial. É importante ressaltar que esse prazo não é decadencial ou prescricional, mas sim uma forma de preservar a eficácia do depósito extrajudicial. Se a ação for proposta dentro do prazo, o devedor fica livre do valor depositado. Caso contrário, o valor poderá ser levantado pelo devedor, e ele deverá entrar com a ação de consignação judicial. É fundamental ingressar com a ação dentro do prazo estipulado, pois após o vencimento desse prazo, o credor entrará em mora por não ter aceitado o pagamento. Nesse caso, os juros incidirão apenas conforme as taxas bancárias, e não conforme o contrato original. Se o devedor não ajuizar a ação dentro do prazo, ele próprio estará em mora, e os juros do contrato serão contados a partir da consignação. Em nosso escritório, estamos prontos para ajudar você a entender e conduzir corretamente o processo de consignação em pagamento extrajudicial, proporcionando soluções eficientes para seus casos. Entre em contato conosco para mais informações e orientações sobre essa importante questão jurídica. Fonte do artigo: A consignação em pagamento extrajudicial de acordo com o novo Código de Processo Civil – Jus.com.br | Jus Navigandi

A importância da consultoria e da advocacia empresarial na instrumentalização dos valores

A importância da consultoria e da advocacia empresarial ultrapassa as formalidades da constituição das sociedades empresárias. Embora a correta constituição possibilite a consolidação da vontade pela qual a sociedade foi concebida, esses instrumentos se limitam à externalização entre os sócios, sendo necessários, ainda, para que a empresa cumpra sua função social, que seus os colaboradores e clientes atuem em consonância com essa vontade.

Desse modo, os profissionais especializados em consultoria e advocacia empresarial estão aptos a instrumentalizar os anseios da sociedade empresária, elaborando manuais e regramentos internos que possibilitam a adequação da conduta dos colaboradores com os ideais da empresa.

Dentre os instrumentos disponíveis, contamos com códigos de conduta, códigos de ética, manuais de regras, procedimentos e controles internos, dentre outros, sendo possível a criação de regras por setor, de acordo com as necessidades e particularidades de cada sociedade.

Ademais, visando o cumprimento da missão, com respeito aos valores da empresa, estando, ainda, em compliance com todos os regramentos pertinentes, incluindo digital, em LGPD e ESG, a utilização dessas ferramentas jurídicas garante a transmissão inequívoca dos anseios da empresa, possibilitando que os colaboradores atuem em consonância com esses valores.

Além das vantagens internas que a codificação das normas permite, incluindo alinhamento da conduta de seus colaboradores e suporte material em eventuais demandas judiciais, a instrumentalização e publicação dessas normas permite a ampliação da competitividade da empresa, consolidando e corroborando seus valores no mercado, frente a seus clientes e a seus pares.

 

Ante o exposto, a contratação de uma equipe especializada impacta não só no desenvolvimento das empresas, como em sua consolidação no mercado, permitindo maior transparência interna e externa, alinhando seus ideais aos anseios sociais.

*Referências Bibliográficas

COELHO, Claudio Carneiro Bezerra Pinto; SANTOS JUNIOR, Milton de Castro. Apostila Compliance. FGV, 2021.

CRUZ, André Santa. Manual de direito empresarial – volume único. São Paulo: Editora Juspodivm, 2023.

MAMEDE, Gladson; MAMEDE Eduarda Cotta. Manual de redação de contratos sociais, estatutos e acordos de sócios. Barueri (SP): Atlas, 2023.

ROMERO, Thiago Giovani. Estudos avançados de LGPD: compliance digital e proteção de dados. Damasio, 2023.

SARHAN JÚNIOR, Suhel. Direito empresarial. Leme (SP): Mizuno, 2024.

 

Autora: Bianca Moreira de Oliveira Ribeiro
Advogada Especialista em Direito Empresarial e Societário e contratual

Data: Ribeirão Preto, 02 de agosto de 2024.

ENTRE EM CONTATO

Vamos conversar, preencha o formulário ao lado que nossa equipe logo entrara em contato com você!

Volpon Advocacia - Ribeirão Preto SP

    A Volpon Advocacia foi fundada em pilares éticos e preza pelas condutas morais, possuindo uma equipe que atua em consonância com seus valores.

    Menu

    Redes sociais

    Horário de funcionamento

    Cadastre-se em nossa Newsletter

    © 2023 Desenvolvido por Aquilas Web